segunda-feira, 30 de março de 2009

POSSO ALFABETIZAR MINHA TURMA?

POSSO ALFABETIZAR MINHA TURMA?


Por WAGNER JARDIM, PROFESSOR, ESCRITOR

Sim, desde que a aprendizagem não seja uma tortura.
Participar de aulas que despertem a curiosidade e envolvam brincadeiras e desafios nunca será algo cansativo.
Em turmas que têm acesso à cultura escrita, a alfabetização ocorre mais facilmente. Por observar os adultos, ouvir historinhas contadas pelos pais e brincar de ler e escrever, algumas crianças chegam à SALA DE AULA em fases avançadas, OUTRAS NÃO.
Por isso, oferecer acesso ao mundo escrito desde cedo é uma forma de amenizar as diferenças sociais e econômicas que abrem um abismo entre a qualidade da escolarização de crianças ricas e pobres.
Canções, poesias e par lendas são úteis para se chegar à incrível mágica de fazer a criança ler sem saber ler.
Quando ela decora uma cantiga, pode acompanhar com o dedinho as letras que formam as estrofes. Conhecendo o que está escrito, resta descobrir como isso foi feito.
Se o aluno sabe que o título é Atirei o Pau no Gato, ele tenta ler e verificar o que está escrito com base no que sabe sobre as letras e as palavras - sempre acompanhado pelo professor.
O leitor eficiente só inicia a leitura depois de observar o texto, sua forma, seu portador (revista, jornal, livro etc.) e as figuras que o acompanham e imaginar o tema.
Pense que você nunca viu um jornal em alemão.
Mesmo sem saber decifrar as palavras, é possível "ler".
Se há uma foto de dois carros batidos, por exemplo, deduz-se que a reportagem é sobre um acidente.
Ao mostrar vários gêneros, você permite à criança conhecer os aspectos de cada um e as pistas que trazem sobre o conteúdo.
Assim, ela é capaz de antecipar o que virá no texto, contribuindo para a qualidade da leitura.

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