segunda-feira, 30 de março de 2009
OS NÍVEIS DA ALFABETIZAÇÃO PELO PALESTRANTE, PROFESSOR E ESCRITOR WAGNER JARDIM:
OS NÍVEIS DA ALFABETIZAÇÃO:
PRIMEIRO NÍVEL → PRÉ-SILÁBICO I
Nesse nível o aluno pensa que se escreve com desenhos.
As letras não querem dizer nada para ele.
A professora pede que ele escreva “bola”, por exemplo, e ele desenha uma bola.
SEGUNDO NÍVEL → PRÉ-SILÁBICO II
O aluno já sabe que não se escreve com desenhos.
Ele já usa ou, se, se não conhece nenhuma, usa algum tipo de sinal ou rabisco que lembre letras.
Nesse nível o aluno nem desconfia que as letras possam ter qualquer relação com os sons da fala. Ele só sabe que se escreve com símbolos, mas não relaciona tais símbolos com a expressão oral.
Acredita que as coisas grandes devem ter nomes com muitas letras e coisas pequenas devem ter nomes com poucas letras.
Pensa que para que uma escrita possa ser lida deve ter pelo menos três símbolos.
Caso contrário, para ele, “Não é palavra, é pura letra”.
PARA O ALUNO PRÉ-SILÁBICO
Associar palavras e objetos;
Memorizar palavras globalmente;
Analisar palavras quanto ao número de letras, inicial e final;
Distinguir letras e números;
Reconhecer as letras do alfabeto (cursiva e bastão);
Familiarizar-se com os aspectos sonoros das letras através das iniciais de palavras significativas;
Relacionar discurso oral e texto escrito;
Distinguir imagem de escrita;
Observar a orientação espacial dos textos;
Produzir textos pré-silabicamente;
Ouvir e compreender histórias;
Identificar letras e palavras em textos de conteúdo conhecido.
TERCEIRO NÍVEL → SILÁBICO
O aluno descobriu que as letras representam os sons da fala, mas pensa que cada letra é uma sílaba oral. Se alguém lhe pergunta quantas letras é preciso para escrever “cabeça”, por exemplo, ele repete a palavra para si mesmo, devagar, contanto as sílabas orais e responde com sua certeza: três, uma para “ca”, uma para “be” e uma para “ça”.
PARA O ALUNO SILÁBICO
Reconhecer a primeira letra das palavras no contexto da sílaba inicial;
Comparar palavras memorizadas globalmente com a hipótese silábica;
Contar o número de letra das palavras;
Desmembrar oralmente as palavras em suas sílabas;
Reconhecer o som das letras pela análise da primeira sílaba das palavras;
Reconhecer a forma e as posições dos dois tipos de letras: cursiva e maiúscula;
Identificar palavras em textos de conteúdo conhecido (qualquer tipo de palavra);
Produzir textos silabicamente;
Ouvir e compreender histórias;
Completar palavras com as letras que faltam (observando que o número de letras presentes exceda sempre o número de sílabas da palavra).
QUARTO NÍVEL → ALFABÉTICO
O aluno compreendeu como se escreve usando as letras do alfabeto, descobriu que cada letra representa um som da fala e que é preciso juntá-las de um jeito que formem sílabas de palavras de nossa língua.
PARA O ALUNO ALFABÉTICO
Compor palavras com sílabas;
Decompor palavras em suas sílabas;
Produzir textos alfabeticamente;
Ler textos de seu nível;
Completar palavras com as sílabas que faltam;
Observar a segmentação entre as palavras no texto;
Observar os sinais de pontuação;
Ouvir e compreender histórias;
Completar textos com palavras;
Construir frases com palavras dadas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário