segunda-feira, 30 de março de 2009

PELO PROFESSOR E ESCRITOR WAGNER JARDIM - ALFABETIZAÇÃO E MÉTODOS



ALFABETIZAÇÃO E MÉTODOS

Alfabetização é o termo que usamos quando nos referimos à aprendizagem da leitura e da escrita.
Um indivíduo que sabe ler e escrever é considerado uma pessoa alfabetizada.

MÉTODOS DE ENSINO

São vários os métodos para se alfabetizar. Falaremos sobre os mais utilizados:
1- Métodos de alfabetização predominantemente sintéticos
2- Métodos de alfabetização predominantemente analíticos

MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO PREDOMINANTEMENTE SINTÉTICOS

São métodos que levam o aluno a combinar elementos isolados da língua: sons, letras e sílabas.
Os métodos predominantemente sintéticos podem ser:
• alfabéticos ou soletrativos
• silábicos
• fonéticos



Alfabéticos ou soletrativos
O aluno aprende:
• o nome das letras nas formas maiúscula, minúscula, manuscrita, etc.
• a seqüência do alfabeto.
• a combinar as letras entre si, formando sílabas e palavras.
Silábicos
O aluno aprende inicialmente a sílaba, a combinação entre elas e chega à palavra.
Fonéticos
O aluno aprende inicialmente os sons das letras isoladas e depois reúne em sílabas que formarão as palavras.

MÉTODOS PREDOMINANTEMENTE ANALÍTICOS

São métodos que levam o aluno a analisar um todo (palavra) para chegar às partes que o compõem.
Os métodos predominantemente analíticos podem ser:
• palavração
• sentenciação
• contos ou historietas
• natural

Palavração



O aluno aprende algumas palavras associadas às suas imagens visuais.
É usada a memória visual.
Depois que o aluno já reconhece algumas palavras, estas são divididas em sílabas para formar outras palavras.

Sentenciação

O aluno parte de uma frase que a turma está discutindo, visualiza e memoriza as palavras e depois analisa as sílabas para formar novas palavras.

Contos ou historietas

É uma ampliação do método de sentenciação.
O aluno parte de pequenas histórias para chegar às palavras, sílabas e com estas sílabas formar novas palavras.

Natural

O método natural parte de um pré-livro que contém registros de conversas da classe sobre determinado assunto.
É apresentado aos alunos aos poucos para a sua visualização.
Depois dessa fase, passa-se para a leitura sonorizada de cada sílaba da palavra.
A partir destas sílabas, o aluno forma novas palavras e novas frases.

2 comentários:

  1. professor! vc me deixou de queixo caido, nossa como sou analfabeta e tenho muito a aprender com o senhor! Maravilhoso seu blog. amei vou ver com mais calma depois todos os tealhes.
    Magnifico, é só o que posso dizer a vc, bjs...

    ResponderExcluir
  2. Agradeço suas palavras, mas não há motivos para ficar de queixo caído, todos nós temos algo a aprender um com o outro sempre, bj

    ResponderExcluir