segunda-feira, 29 de junho de 2009

A NATUREZA DOS VALORES PELO PROFESSOR, PALESTRANTE E ESCRITOR WAGNER JARDIM


Os Psicólogos empregam termos "valores e atitudes" principalmente em relação ao estudo do ser humano, atitudes e valores são construções hipotéticas, não podem ser observadas diretamente, as atitudes podem ser inferidas por seus efeitos, sobre os atos, os comportamentos, que são observáveis.
Não podemos observar a temperatura, mas ela pode ser inferida a partir de seus efeitos, ; altas temperaturas derretem objetos, queimam os dedos, baixas temperaturas congelam líquidos, condensam gases.
podemos então definir atitude como uma predisposição duradoura para pensar, sentir, perceber e agir, de maneira favorável ou não em relação a um objeto, uma idéia ou uma pessoa.
Em psicologia, o termo atitude é sempre empregado com referência a alguma coisa. Nas faz sentido dizer que alguém tem uma atitude positiva. É necessário especificar "atitude a respeito de que".
Segundo Allport, Valor é uma crença em que o ser humano se baseia para atuar por preferência.
Portanto a distinção frequente entre esses dois conceitos é que os valores ocupam uma posição mais central que as atitudes.
Convido cada um para examinar alguns de seus valores e observar como a atitude em relação a uma pessoa, objeto ou idéia, decorre deles.
Se atribuímos elevado valor à honestidade, adotamos uma atitude negativa em relação a um ser humano que conta istemáticamente mentiras, ou à políticos corruptos; se conferimos grande valor a justiça, votaremos em políticos que atuem na defesa dos direitos humanos.
Segundo Rokesch e Allport, o ser humano pode atuar e não somente reagir, como afirma Skinner, o ser humano elabora um sistema de valores, que são medidas pelas quais ele organiza o meio social; as atitudes seriam as manifestações desta ordenação; nossas atitudes decorrem do nosso sistema de valores.
Sustentamos sempre nossos valores de forma absoluta. Não acreditamos em pouca ou muita liberdade; acreditamos e nos empenhamos em sua completa realização. A razão para essa crença total nos valores talvez seja e esteja ligada ao fato de nos concebermos como padrões de comportamento; podemos falar de vários graus de atitudes positivas ou negativas, duas pessoas podem atribuir análogo valor ao "poder", mas a medida em que cada uma delas se empenhará para realizar esse valor pode ser diferente em intensidade. Mas podemos dizer que um valor determina a atitude e o comportamento subsequente.
Uma atitude positiva em relação ao negro pode estar associada a pessoas que atribuem alto valor a "igualdade e liberdade"; em decorrência seu comportamento com relação ao ser humano negro será natural e espontâneo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário