sexta-feira, 26 de junho de 2009

Atitudes, Valores e Motivação pelo Palestrante, Prof. e Escritor Wagner Jardim


No comportamento dos seres humanos, as atitudes, os valores e a motivação são partes de um mesmo processo; desde o começo do século XX, os psicólogos concordam que o comportamento humano é intencional e dirigido para uma finalidade.
assim sendo estudando o comportamento humano, podemos chegar a conclusão de que ele é sempre motivado na direção de satisfazer uma necessidade; uma pessoa é motivada a alcançar determinado objetivo por possuir internamente a necessidade de alcançá-lo.
Assim Maslow identificou cinco necessidades fundamentais e as dispôs numa hierarquia.


5- Das Necessidades de Auto-Realização

4- De Respeito e Reconhecimento

3- De Aceitação e Afeto

2- Da Necessidade de Segurança


1- Das Necessidades Fisiológicas


Maslow afirma que, se uma pessoa for totalmente carente, ela seria dominada por suas necessidades de subsistência(fome, etc...)as outras necessidades seriam reprimidas ou desapareceriam.
As necessidades fisiológicas e de segurança estão centradas no indivíduo; uma vez satisfeitas, aparecem as necessidades sociais.
Muitas vezes a segurança física não se revela tão importante quanto a segurança psicológica (a sensação de estar protegido de males e danos, sentimento de segurança no trabalho, na moradia e etc....)
Da aceitação e afeto nesse terceiro estágio o individuo é motivado para assegurar seu lugar num determinado grupo, com a gratificação do sentimento de perceber a ele, bem como construir relações emocionais íntimas com os demais, a dar e receber amor.
Maslow denominou a necessidade de respeito o conjunto de necessidades de auto-respeito e avaliação de si mesmo, como também o respeito e consideração por parte dos outros. Esse conjunto foi subdividido em dois: primeiro há a necessidade de independência e liberdade e. de um sentimento íntimo de confiança na própria competência para lidar com o mundo. Segundo há a necessidade de ter esta competência reconhecida e apreciada pelos demais.
Por fim, vem a auto-realização, não como um estágio do organismo - como a fome a ser satisfeita por uma gratificação periódica - mas como um processo de ser humano, no qual o individuo luta para alcançar a extensão total da sua capacidade. Segundo ainda Maslow, as outras necessidades são caracterizadas por deficit, ao passo que a de auto-realização é de crescimento.
Embora exista a hierarquia, cada necessidade não precisa ser completamente satisfeita para que surja a necessidade mais elevada; pelo contrário, a maior parte dos membros de nossa sociedade se acha ao mesmo tempo parcialmente satisfeita e parcialmente insatisfeita, quanto as suas necessidades.
Atitudes, valores e motivação variam consideralvelmente de um indivíduo para outro, a despeito da semelhança biológica, variam sistemáticamente de uma cultura para outra e são manipuladas muito facilmente, controlando-se as experiências do indivíduo (propaganda).

Prof. Wagner Jardim - Palestrante, Professor e Escritor
fone para contato de palestras: (11)7377-5012
e-mail para contato: souzajardim@hotmail.com

Um comentário: