sexta-feira, 26 de junho de 2009

FATORES QUE INTERFEREM NA FORMAÇÃO DE VALORES E ATITUDES PELO PALESTRANTE PROF. WAGNER JARDIM


O processo de aquisição é complicado e controvertido, posso apresentar como fatores predominantes:

a- a personalidade do indivíduo e as predisposições que ele aplica em qualquer situação;

b- o processo de socialização, que pode ser considerado como processo pelo qual os indivíduos atingem as expectativas de papéis, valores e atitudes da sociedade, através das relações inter-pessoais, este processo esta limitado à criança, mas atinge toda a vida adulta;

c- a filiação a um grupo e o modo como isso afeta as atitudes e valores dentro e fora do grupo;

d- a classe social a que o indivíduo pertence.

A personalidade afeta a socialização, que por sua vez influi na filiação a um grupo, mas o inverso também é verdadeiro. o problema quanto à aprendizagem de valores é que ela se dá de maneira sútil, como decorrência das múltiplas modelações que a convivência social enseja; muitas vezes, só mais tarde, na vida adulta, é que a pessoa através de análises introspectivas e retrospectivas, percebe os valores que estão por trás de suas ações, construindo novas aprendizagens, agora sobre si mesma e, ampliando, de modo significativo, seu campo de compreensão do mundo.
Um dos fatores que interfere em nosso julgamento de valor é o preconceito.
O preconceito é um processo perceptivo no qual os objetos e as pessoas são julgadas antecipadamente, com base em informações bastantes pobres e limitadas.
Ter preconceito em relação ao gay, ao credo, ao negro implica, como qualquer outra atitude negativa, que uma pessoa esta predisposta a sentir, pensar e conduzir-se em relação a isso de forma negativa previsível, a discriminação ao gay, ao credo e ao negro, é o comportamento concreto resultante do preconceito.
O estereótipo é basicamente neutro; é um conceito excessivamente generalizado que se baseia em informação incompleta e ambígua; atribuímos certas características a um determinado grupo; ao encontrarmos qualquer de seus membros, esperamos que ele seja um típico desse grupo e compartilhe de todos os seus atríbutos.
Assim a minha opinião estereotipada sobre os italianos, de serem extrovertidos e musicais, de falarem alto e com as mãos, embora haja tantos italianos introvertidos e desafinados, de fala baixa e mansa.

Palestrante e Prof. Wagner Jardim
fone em São Paulo para contato: (11) 7377-5012
e-mail para contratação de palestras: souzajardim@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário