quarta-feira, 6 de maio de 2009

CORRIGIR OU NÃO, EIS A QUESTÃO!? PELO EDUCADOR WAGNER JARDIM

CORRIGIR OU NÃO, EIS A QUESTÃO!?

Fala professor!

Corrigir não quer dizer consertar os erros apontados nos cadernos dos alunos! Corrigir erros sim!?
Engana-se que nem os corrige!?
Mas não é um X vermelho que vai resolver o problema!
Um X vermelho não vai consertar o que se entende por erro seja ela de exercício ou de avaliação.
O bom Professor vê mais longe do que aquele X vermelho, que o desespera, bem aflige o aluno e seus pais.
O bom Professor aponta sim os erros, mas também o usa de forma genérica para exemplificar a todos os educandos da sala, sem expor o fracasso de quem o cometeu, apenas mostrando o erro e quem o cometeu saberá. O bom professor mostrará assim sua compreensão para com o aluno e assim deverá aprender olhar esse aluno, entender suas limitações e seu contexto sócio-cultural.
E assim fortalecer ou reforçar os estudos desse aluno fazendo com que ele tenha um melhor desempenho e valorizando sua bagagem cultural embora pequena, mas, de grande valia para a escola, o aluno e a sua vida cotidiana, fazendo do mesmo um membro participativo e não um mero expectador de si mesmo.
O bom professor deve lembrar sempre daquele ditado “quem nunca errou que atire a primeira pedra”, (todos nós seriamos apedrejados), devemos nos lembrar que a vida é jogo de acertos e erros, a escola faz parte desde conceito, bem como o ser humano, portanto o aluno. Lembro-me também que mais aprendi na minha vida com os erros, que me fazem pensar e procurar aprender e acertar, do que com acertos, pois quando acerto não me preocupo mais, pois já sei.
Devemo-nos lembrar que a vida é um jogo, assim como a escola, cheia de regras, com vencedores e perdedores infelizmente, e como bem disse a escola faz parte desse jogo, e nós professores temos a obrigação de ensinar as regras do jogo, para que esses novos jogadores possam disputar essa partida de igual para igual e poderem assim se tornarem também vitoriosos. Embora triste a vida é feita de mais perdedores do que vitoriosos, e na sua maioria de fracassados são pessoas que tiveram baixo rendimento escolar, foram constrangidos pela exposição (humilhação, vergonha) pelo fato de errar entre outros motivos e abandonaram a escola.
Talvez nós professores não tenhamos a real grandeza do risco de expor um aluno por um simples, as feridas talvez não fechem nunca e as cicatrizes sejam incomensuráveis, podendo marcá-los para sempre. Temos que entender que todos devem ter o direito de aprender com erros e acertos as regras desse jogo, alguns mais lentamente e outros mais rapidamente. Não podemos deixar que um simples erro ortográfico, nos leve a um desajuste emocional social (depressão) entre outros, bem como ao aluno.

Portanto corrigir sim e sempre, mas com eterna sabedoria.

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