quarta-feira, 6 de maio de 2009

ALUNO, PROFESSOR, ALGUMAS CONCLUSÕES PELO PROFESSOR E ESCRITOR WAGNER JARDIM

"Não é porque o aluno participa de forma direta da construção do seu conhecimento que o professor não precisa ensiná-lo".
Ou seja, cabe ao professor organizar atividades que favoreçam a reflexão da criança sobre a escrita, porque é pensando que ela aprende.
"Apesar de ter proporcionado aos educadores uma nova maneira de analisar a aprendizagem da língua escrita, o trabalho dos pesquisadores não dá indicações de como produzir ensino".
Definitivamente, não existe um "método", com passos predeterminados, como muitos ainda possam pensar.
Os professores têm à disposição uma metodologia de ensino da língua escrita coerente com as mudanças apontadas pela psicolinguista, produzida por educadores de vários países.
"Essa metodologia é estruturada em torno de princípios que organizam a prática do professor".
O fato de a criança aprender a ler e escrever lendo e escrevendo, mesmo sem saber fazer isso, é um desses princípios.

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