quarta-feira, 6 de maio de 2009

AVALIAÇÃO OU O QUE É AVALIAR? PELO PALESTRANTE WAGNER JARDIM

AVALIAÇÃO OU O QUE É AVALIAR?

A avaliação traz a muitos alunos o medo e apreensão quanto ao que vai ser cobrado na prova. A avaliação é um momento muito tenso e de muita pressão para os alunos.
A avaliação é um processo natural que acontece para que o professor tenha uma noção dos conteúdos assimilados pelos alunos. A avaliação é para saber se as metodologias de ensino adotadas por ele estão surtindo efeito na aprendizagem. Avaliar não avaliar significava apenas aplicar provas, dar uma nota e classificar os alunos em aprovados e reprovados. Alguns professores ainda hoje que acreditam que avaliar consiste somente nesse processo. Contudo, essa visão distorcida aos poucos está sendo modificada.
Avaliação não é somente o momento da realização das provas e testes, mas um processo pedagógico contínuo e que ocorre dia após dia, visando a correção de erros e encaminhando o aluno para aquisição dos objetivos previstos (construção de novos conhecimentos). Nesse sentido, avaliação funciona como um elemento de integração e motivação para o processo de ensino-aprendizagem. A avaliação é um processo atualmente entendido não só como o resultado dos testes e provas, mas também os resultados dos trabalhos e/ou pesquisas que os alunos realizam. Existem inúmeras técnicas de avaliação como, por exemplo, a prova de consulta, trabalhos e pesquisas, resolução de soluções problemas, entre muitas outras técnicas, as quais permitem ao professor avaliar o desempenho dos alunos e fugir da tradicional prova escrita, essas técnicas apresentam algumas características como:

• Possibilidade de professor e aluno dialogarem buscado encontrar e corrigir possíveis erros, redirecionando o aluno para a aprendizagem;
• A motivação para a correção e o progresso do educando, sugerindo a ele novas formas de estudo para melhor compreensão dos assuntos abordados dentro da classe.
Lembre-se que avaliar é conseguir perceber que o aluno aprendeu tudo o que queremos e o necessário em seu processo pedagógico, mas, além disso, é valorizar o aluno por aquilo que conseguiu aprender mesmo que não seja o suficiente para que o aprovemos. Não podemos dizer que um aluno não aprendeu ou é menos inteligente (burro) por ter feito menos que os outros. Num processo de avaliação temos que ser observadores o suficiente para detectarmos as dificuldades de cada aluno e valorizá-lo naquilo que é melhor e por aquilo que conseguiu fazer. Jamais poderemos dizer que um aluno não aprendeu nada, por que não obteve a nota necessária para aprovação. Devemos sim observar e valorizar seus esforços e seu crescimento dentro do processo pedagógico. E corremos o risco de se não o fizermos desta forma, sermos nós professores, taxados de “maus” professores. E lembrem-se sempre de que cada ser humano é um ser uno com seu ritmo e seu valor. E as avaliações em meu entender devem ser feitas pelo todo e não pela metade.

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